TAÇA DA COPA JÁ ESTA NA ÁFRICA


Globo Esporte

O objeto mais cobiçado do futebol mundial já está em sua nova casa. Nesta sexta-feira, a taça da Copa do Mundo foi exibida pela primeira vez ao público no tour que fará pela Africa do Sul até o mês que vem. O local de estréia foi a comunidade de Khayelitsha, na Cidade do Cabo. Saindo do local passará por mais 37 cidades e vilarejos, terminando o passeio em 5 de junho, em Soweto. A partir daí, ficará guardada à espera das mãos que a levantarão em 11 de julho, após a decisão.

São apenas 37 centímetros de altura, não mais do que dois palmos, e quase 7 quilos de ouro 18 quilates. Tem a forma de duas figuras humanas segurando o planeta. O valor material é altíssimo e o simbólico é incalculável.

- Simplesmente é algo que não tem preço. É o mesmo que você me perguntar quanto custa a Monalisa - comparou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

Logo na primeira hora, a visitação teve que ser suspensa por alguns minutos. Três homens com luvas brancas subiram ao pequeno palco e colocaram um pano preto sobre a caixa transparente que protege a taça. Depois um deles levantou a tampa, o outro segurou a taça quase sem tirá-la do lugar enquanto o terceiro ajeitava a base de sustentação. Um processo aparentemente simples, mas que cada um executou com extremo cuidado. Era só um pequeno ajuste na caixa, mas nada que envolva este troféu é tratado como simples ou pequeno.

Comentários