CAROLINA DE JESUS - NEGRA , POBRE , ESCRITORA









Carolina Maria de Jesus – Escritora

(1914-1977)

Mineira , mulher negra, mãe solteira de três filhos, migrante, catadora de papel que, viveu numa das primeiras favelas de São Paulo, teve a edição de 30 mil exemplares de seu primeiro livro esgotada em três dias. Trata-se da escritora Carolina Maria de Jesus, que em 1960 publicou a obra Quarto de Despejo. Apesar do sucesso editorial, a escritora continuou a exercer, até a sua morte, em 1977, a atividade de catadora nas ruas de São Paulo.

Quarto de Despejo faz uma referência ao modo como a escritora percebia a favela em oposição à cidade: "Quando estou na cidade tenho a impressão que estou na sala de visita com seus lustres de cristais, seus tapetes de “viludo”, almofadas de “sitim”. E quando estou na favela tenho a impressão que sou um objeto fora de uso, digno de estar num quarto de despejo". A obra foi traduzida em treze línguas e mais de quarenta países, vendendo cerca de um milhão de cópias em todo o mundo.

Apesar de todo o sucesso de seu primeiro livro, as publicações seguintes da autora não tiveram êxito, e Carolina caiu no esquecimento. Pobre, morreu na casa em que morava com o filho mais velho, no bairro de Parelheiros, em São Paulo, no dia 13 de fevereiro de 1977.

Veja o video com narração de outra grande mulher negra: Ruth de Souza



Comentários