O SAMBA PAULISTANO EM RETALHOS







Por: Preta Jóia

Ontem estive na residência do Júnior do Peruche ( pesquisador e compositor), com Nivio Gaspar (publicitário e compositor) que me deram uma “aula” sobre a história do samba paulistano, foram praticamente sete horas de relatos sobre as obras e fatos pitorescos de ícones do samba paulista como B.Lobo, Toniquinho Batuqueiro, Pinheirão, Waldir Cachoeira, Osvaldinho da Cuíca, Thobias da Vai Vai, Royce do Cavaco, Juarez da Cruz, Nenê da Vila Matilde, Marco Antônio, Inocêncio e Carlos Alberto Tobias, Germano Mathias, Zé Maria e muitos outros.
Conhecimentos que foram passados por ambos, num bate papo delicioso e informal, através de fotos, vídeos e músicas pertencentes ao acervo de nosso anfitrião.
A cada informação, cada vídeo que assistia, cada música que ouvia, eu me emocionava, pois
tomava consciência de que estar ali tomando ciência desses fatos, e saber que algumas dessas pessoas eu conheço, ou conheci, já convivi e que elas são tão preciosas para a história do samba paulistano, assim como Júnior e Nivio, que me passavam essas informações, era realmente um privilégio, e que a tarde , que acabou virando noite e se não déssemos conta entraria madrugada adentro; para mim será inesquecível e não tem preço.
Aliás , ali começamos uma nova história!....
Querem saber mais? Vá à uma apresentação do SP em Retalhos.
Júnior do Peruche é idealizador do SP em Retalhos: “ Uma iniciativa sócio-cultural formada por sambistas tradicionais de São Paulo, em sua maioria oriundos de escolas de samba. Sem a pretensão de ser um porta-voz do samba paulista, o projeto SP em Retalhos busca simplesmente desenvolver um trabalho de valorização, resgate e preservação dessa cultura”.... leia mais
em http://spemretalhos.blogspot.com.







Comentários

  1. Valeu PRETA JÓIA, muito bom saber que conheceu o Projeto, to aqui imaginando Júnior e Nívio contando a história do samba de São Paulo... Muito bom mesmo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário