TROFÉU RAÇA NEGRA 2012: FESTA DE LANÇAMENTO


Troféu 2012 é lançado em ritmo de festa

"Esse ano promete muitas emoções..." Preta Jóia® 

Fonte: Carlos Romero - Assessor Zumbi dos Palmares
Fotos: Joseane Tavares

A festa de lançamento de uma década do Troféu Raça Negra 2012 teve início em grande estilo. Artistas negros em destaque na mídia, atletas com reconhecimento internacional e o anfitrião, Marcos Simões, vice presidente da Coca-Cola Brasil, confraternizaram a alegria de perceber que aos 10 anos de vida a premiação vem mudando a história da sociedade brasileira. O almoço realizado na sede da Coca-Cola Brasil consagrou o sucesso.
Para abrir os trabalhos o vice presidente da Coca-Cola Brasil, Marcos Simões, falou sobre a o orgulho de fazer parte da iniciativa.
"Eu estou muito orgulhoso, pela capacidade de mudança e simbolismo que a Afrobras trouxe. Para mim pessoalmente e para Coca-Cola Brasil o Troféu Raça Negra representa nossos valores de diversidade e a capacidade de fazer mudanças e proporcionar novas oportunidades. Tenho certeza que este é só o começo, estamos passando por um momento de mudanças drásticas quanto a questão dos negros, como ocorreu com as cotas raciais nas universidades federais. Eu sei o quanto a Afrobras e Troféu Raça Negra foram importante nesta mobilização".
Em clima de retrospectiva, momentos ímpares das cerimônias foram relembrados. Coimo a primeira edição a fim de incluir e enaltecer a participação do negro nos 500 anos de Brasil, o resgate e a dívida a ser paga ao cantor Wilson Simonal, a homenagem a Michael Jackson, Milton Nascimento...
Nomes como o do ministro Joaquim Barbosa, do lutador Anderson Silva foram citados orgulhosamente.
Foi revelado que o evento será roteirizado em cima do discurso de Martin Luther King Jr., e contará com a presença da filha do grande defensor dos direitos civis dos EUA, Bernice King, no Troféu chamado "I have a dream". A Miss Mundo angolana, Leila Lopes é uma das promessas para esta décima edição.
Como Mestre de cerimônias, desta edição o ator Érico Brás falou revelou uma prévia de como será sua participação no evento.
"Nada em nossa vida acontece por acaso, o que cai em nossa mão é porque somos capazes de conduzir.
O que está acontecendo aqui agora com esta quantidade de negros reunidos é o avanço e a materialização do que minha mãe me disse, que nós temos um lugar na sociedade. Não quero uma revolução para amanhã, mas sim para hoje. Então vamos celebrar mais um troféu. Me sinto honrado e privilegiado, e já aviso que vou bagunçar!"
Pelo que representa e por ter estado na primeira edição de entrega das estatuetas, Chica Xavier falou sobre a emoção do decênio da festividade.
"Nasci em Salvador, filha de uma mãe pobre que lavava roupa para me criar. Apesar de ter recebido propostas para me dar ela me manteve junto a ela. Com 14 anos eu já estava trabalhando e posteriormente tornei-me a atriz que vocês conhecem hoje, sempre lutando pela igualdade racial"
O presidente da Afrobras, José Vicente falou sobre o “Oscar” da Comunidade Negra.
“São dez anos de consolidação das mudanças no Brasil. Eu ousaria dizer que grande parte das mudanças ocorridas no Brasil quanto ao tema negros têm o nosso traço, no troféu e nas nossas realizações pessoais. Quem acompanhou viu que grandes personalidades passaram pelo Troféu. Dez anos depois colocamos o nosso evento como o mais importante da semana da Consciência Negra e parte do calendário da Cidade de São Paulo”.
O assessor Carlos Romero entre as divas 


Ainda foi revelado que a cerimônia deste ano irá traçar uma trajetória paralela da temática negra dentro e fora do Brasil. Um conjunto de personalidades será escolhido para ser premiado em alusão ao tema.
Com muita descontração a cantora Flávia Santana animou o evento e colocou ícones como Chica Xavier e Marina Miranda para dançar.
A cerimônia acontece dia 19 de novembro em São Paulo, na sala São Paulo. 


Atores Deiwis Jamaica, Rafael Zulu e Marcelo Batista.
 
Atrizes: Cacau Protásio e Chica Xavier

Comentários