EMOÇÃO: BERNICE KING E ALUNOS DA ZUMBI DOS PALMARES





Fotos- Miro Ferreira Vera Moreira/ Assessora de Imprensa  



Emoção marca visita da filha de Martin Luther King
aos alunos da Faculdade Zumbi dos Palmares





O Dia da Consciência Negra de 2012 ficará marcado pela visita da filha do líder negro norte americano Martin Luther King à Faculdade Zumbi dos Palmares, em S.Paulo.
Bernice A. King é a presidente do The King Center, a fundação que trabalha em ações dos direitos civis dos afrodescendentes em todo o mundo. Na Faculdade Zumbi dos Palmares foi recebida por centenas de alunos, ovacionada quando lembrou que seu pai – um jovem de apenas 26 anos - enfrentou a política de segregação americana e fez história.

 O reitor da Zumbi dos Palmares, Prof José Vicente, mostrou as dependências da primeira instituição de ensino superior fundada por afrodescentendes. Bernice King era a convidada de honra para encerrar o I Seminário Internacional da População Negra, mas fez questão de conversar com os alunos ao invés de discursar. Queria interagir com aqueles jovens, repletos de sonhos.
Bernice King agradeceu por estar no Brasil, ter recebido o prêmio póstumo ao trabalho de seu pai na defesa dos direitos civis dos negros, enalteceu a liderança do reitor José Vicente oferecendo uma cópia do discurso "I Have a dream”, que no próximo ano completa 50 anos. “Haverá uma celebração global e gostaria que o Brasil faça um evento, convocando os negros para agir. Embora o sonho de seu pai não ter sido completo, minha presença aqui na Faculdade Zumbi dos Palmares significa que ele tenha feito algo para realizar o sonho de todos esses jovens. Significa que estamos no caminho certo”.


 

Bernice King deu ao reitor José Vicente um broche que simboliza a construção do Memorial King (no hall dos heróis em Washington-DC), onde está escrito CONSTRUA O SONHO.
Bernice foi ovacionada e os alunos se sentiram muito honrados em conhecer e receber na Zumbi dos Palmares, a filha de Martin Luther King.
Emocionado, o reitor José Vicente lembrou que há uma década montou uma equipe para trabalhar pela educação, foi buscar ajuda e, nos Estados Unidos, as universidades historicamente negras americanas ajudaram com expertise, hoje são parceiros estratégicos. No Brasil, CNPq e a Defensoria Pública acabam de firmar convênios. “Um dia tivemos um sonho. Muito obrigado ao que seu pai fez por todas as pessoas desse mundo”, disse o Prof. José Vicente à filha de Martin Luther King.



Comentários