Mary Mwanyika-Sando: "Onde há vontade e empenho, há um caminho"

Fonte: Allafrica

Mary Mwanyika-Sando formou-se médica na Universidade de Dar es Salaam Muhimbili University College de Ciências da Saúde em 2004, na Tanzania . Ela trabalhou em uma clínica de HIV / Aids, em Dar es Salaam por 18 meses antes de estudar e assumir o tema Gestão e Desenvolvimento de Saúde

Mary Sando deu o seguinte depoimento ao portal AllAfrica:

" Eu fiz a minha formação médica na Universidade de Dar es Salaam e estava interessado em se tornar um ginecologista-obstetra, porque eu reconheci que as pessoas com maior necessidade de serviços de saúde são mulheres e crianças (...)

Eu percebi que os maus resultados não eram necessariamente ou primariamente devido a instalações inadequadas, mas talvez porque as mulheres vinham no final de sua gravidez. Ao invés de me dedicar a assistência ao paciente individual, eu decidi ser parte da solução para uma população maior, então eu entrei para a area de Gestão e Desenvolvimento de Saúde"

"Uma das coisas que eu aprendi é que, onde há vontade e empenho, há um caminho. Se as pessoas compartilham uma visão e estão comprometidas com ela, as coisas podem realmente mudar . Eu olho para as mulheres que realmente me inspiram como a presidenta Joyce Banda do Malawi que ele tomou para si mesma a decisão de melhorar a condição das mulheres. Eu acho que se todo mundo fala a mesma linguagem, as coisas vão realmente mudar com o tempo."


Mary Mwanyika médica da Tanzânia , trabalha na área da saúde materna e infantil na Tanzânia, e espera que, um dia, que estar grávida em um país em desenvolvimento não seja um risco, mas uma "celebração de bons resultados para a saúde da mulher e de seu filho. "

Mary lidera programas de saúde materna e infantil em Dar es Salaam, coordenando o tratamento anti-retroviral em dezenas de clínicas, como parte de uma campanha que se tornou um modelo para muitos outros países da África Subsaariana.

Uma chave para um futuro saudável para a África, Mwanyika-Sando diz, está envolvendo as mulheres e os próprios pacientes em seus atendimentos e tratamentos.

"Eu aprendi que quando uma mulher é educada sobre sua saúde e de sua família, há um efeito cascata, primeiro para os seus vizinhos, em seguida, à sua comunidade, até que todo o país está mais forte e saudável."

Mwanyika-Sando é um membro ativa de vários grupos técnicos de médicos que trabalham na Tanzânia e ela também atuou como secretário de publicidade para a Associação de Mulheres de Medicina da Tanzânia (MEWATA) 2007-2011, uma organização de campeã para campanhas de rastreio do cancro da mama na Tanzânia.

fonte: http://www.aspeninstitute.org/policy-work/global-health-development/our-breakthrough-solutions/new-voices-fellowship/fellows/mary

Comentários