Faculdade Zumbi dos Palmares forma primeira turma do curso de Pedagogia


Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva,  a repórter da TV Globo, Maria Julia Coutinho e o Reitor José Vicente


Fonte: Carlos Romero - Assessoria

 

No dia 20 de agosto, as turmas de Administração, Direito, Tecnologia em Transporte Terrestre e pela primeira vez uma turma do curso de Pedagogia chegaram ao grande dia da colação de grau, realizada no Memorial da América Latina.

 “Uma colação de grau na Faculdade Zumbi dos Palmares representa os anseios de toda a comunidade negra”. Esta foi uma das frases da patronesse da turma, a educadora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, referência em educação no Brasil.
 



Como patronos o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir de Souza e a uma das maiores intelectuais do país com formação na Europa e na África, criadora da lei que obriga o ensino da História da África nas escolas brasileiras, a Lei 10.639, a Dra. Petronilha Beatriz. O presidente a Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires e o ex-secretário de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Hédio Silva Jr., foram os paraninfos de uma cerimônia que contou ainda com a participação do reitor José Vicente, da pró reitora Francisca Rodrigues, da Coordenadora do curso de Direito Cristiane Linhares, da Coordenadora do curso de Tecnologia em Transporte Terrestre Miryan Regazzo, da Coordenadora do curso de Administração Sandirena Nery, da Coordenadora do curso de Pedagogia Ellen de Souza Lima, de membros do Conselho Consultivo da instituição  Maria Clementina e Marisa Moura, além os professores homenageados, familiares e amigos dos formandos.





São dez anos de história que a Zumbi dos Palmares constrói a cada novo dia de aula, a cada turma que se forma. Talvez por isso tanta emoção pairava no ar. Um clima de contentamento e de expectativa. Seja pela conquista do sonhado diploma ou pela ansiedade quanto ao que há por vir.

Para ciceronear um momento como este a Mestre de Cerimônia, a repórter da TV Globo, Maria Julia Coutinho assumiu com destreza a missão de apresentar aos presentes este momento único na vida de cada um deles. “Fiquei muito honrada pelo convite. Eu que sou filha de educadores cheguei a cursar pedagogia antes do jornalismo. Por isso é tão importante estar aqui hoje na formatura da primeira turma de pedagogia da Faculdade Zumbi dos Palmares. Esta formação é apenas o começo. Tenham muita força para seguir adiante”, disse a jornalista.

O Coral Zumbi dos Palmares realizou várias intervenções na celebração, executando o hino nacional, com uma canção em homenagem a Deus e inclusive colocando todos para dançar ao som de Olhos Coloridos, eternizado na voz de Sandra de Sá.
Chegado o momento dos patronos e dos paraninfos darem conselhos aos seus pupilos a fala de cada um deles fez-nos entender o porquê de terem sido escolhidos.

“Estes formando não estão realizando apenas um sonho pessoal, mas sim de toda comunidade negra que celebra este momento. Um sonho que não termina aqui, mas sim começa! O sonho de uma nova sociedade, uma sociedade equânime. Uma sociedade onde todos sejam respeitados”, ressaltou Petronilha.

 “Uma honra muito grande ter sido convidado. A vida é complexa, por isso é necessário buscar o melhor e com paixão sempre. Sejam simples e tenham ideias simples para mudar a situação do trânsito, sempre respeitando a todos. Parabéns a vocês todos nesta empreitada”, disse Jurandir Fernandes.

“Recentemente lemos nos jornais que a presidente Dilma Rousseff esta disponibilizando 50 milhões para projetos em transporte. O ruim é que há falta de qualidade nos projetos. Um problema que vocês formandos de Tecnologia em Transporte Terrestre vão nos ajudar a equacionar. Temos um desafio que é possível de ser resolvido. Vocês aprenderam o mínimo e espero que em breve venham a aprender muito mais para que possamos resolver a problemática que envolve a nossa qualidade de vida. Nós contamos com vocês, sejam bem vindos!”, enfatizou Ailton Brasiliense Pires.

Dentre os homenageados da noite figuraram os coordenadores dos cursos; os docentes: Igor Oliveira, Dr. Odir Jr., Dr.  Claudio Ganda,  Wiliane de Almeida Carvalho, Andréia Fernandes, Paulo Eduardo Soares Jr., Joaquim Delfino e  Isis Longo; a jornalista Maria Júlia Coutinho e os pais, que muitas vezes renunciam aos próprios sonhos para que os filhos se realizem.
Para encerrar a festividade o reitor José Vicente falou aos pais e aos alunos.

 “Esta é uma boa noite e será sempre uma boa noite quando pais, filhos, irmão e amigos se juntarem para celebrar o sucesso. Digo a vocês pais que este momento poderia ser simples, mas é complexo porque trata-se da Faculdade Zumbi dos Palmares e de um protagonismo que só agora o nosso país sabe enxergar. Seguramente os filhos de vocês sai daqui hoje empregado ou tendo participado de um estágio numa das maiores empresas brasileiras. Esta conquista é deles, mas que originou-se em cada um de vocês. Os parabenizo por ter insistido, apoiado cada um destes formandos. Parabéns a todos por acreditarem na educação com uma ferramenta transformadora. A vocês alunos, que tiveram a oportunidade de fazer parte de uma elite, apenas 10% dos jovens brasileiros conclui o ensino superior, vocês têm um desafio pela frente. Não está nada resolvido, o jovem negro continua sendo exterminado, as mulheres negras são invisíveis na mídia e na estética. Desejo a vocês muito empenho. A partir de agora são brasileiros privilegiados.”


Comentários