A POLÊMICA DO CABELO BLACK


Texto: Rejane Romano



"Enquanto o autor da novela global "Amor à Vida", Walcyr Carrasco, é acusado de racismo por causa de um cabelo black power a Faculdade Zumbi dos Palmares faz história, inclusive palestrando e auxiliando grandes empresas a perderem a visão estereotipada quanto aos cabelos afro."

 

Você já parou para pensar que o visual dos negros nas organizações corporativas, até mesmo em nas instituições financeiras mudou?
 Dreadlocks, black e tranças entre outros têm feito literalmente a cabeça dos negros e mostrado a cultura negra mesmo em empresas onde o “padrão” estético não aceitava nada além de cabelo bem baixo ou alisados.
 Há dez anos quando a Faculdade Zumbi dos Palmares deu início ao Programa Especial de Estágios, junto a instituições bancárias não só os alunos foram preparados para adentrar nestes locais, mas também as empresas receberam treinamento para lidar com a diversidade, inclusive estética.
 Hoje, até a publicidade destas empresas aderiram ao visual black e respeitam e incluem modelos com estas características nos comerciais televisivos e impressos.
 A nova cara do Brasil, que se assume, como dados do Censo do IBGE, que dão conta da maioria negra na população brasileira, e não têm vergonha de assumir traços de uma cultura que há muito era vista de forma pejorativa e folclórica.

Dispomos de alunos que trabalham em empresas de renome e mesmo assim têm um visual black.



Comentários