3ª edição do “Samba Rock Plural” traz shows, exposição e intervenção artística na Casa das Caldeiras





Fonte: Lau Francisco 

Com ENTRADA FRANCA, evento integra programação do projeto TodoDomingo e traz aulas abertas de samba rock, oficinas e exposição de produtos


O Samba Rock é uma das mais originais manifestações da cultura popular. Um estilo de dança nascido no final dos 1960, em São Paulo, em festas na periferia da cidade, como casamentos e noivados. Depois espalhou-se pelo resto do Estado e também pelo Rio de Janeiro com uma “ajudinha” de um som novo marcado por uma batida inconfundível de violão criada por um tal de Jorge Benjor.... Para quem gosta do estilo ou quer conhecer melhor o evento “SAMBA ROCK PLURAL”, que acontece no dia 22 de junho de 2014, das 15h30 às 21h, na Casa das Caldeiras, pode dar um grande panorama do que é e o que significa esta cultura. O evento tem ENTRADA FRANCA.


Em sua terceira edição e com um público de 3.000 pessoas unindo o total das edições de 2012 e 2013, o Samba Rock Plural existe há dois anos é um projeto que pretende mostrar ao público que o samba rock vai além da dança e soma também outras artes. Idealizado pelo Coletivo Samba Rock Na Veia em parceria com a Associação Cultural Casa das Caldeiras através do projeto TodoDomingo, tem como proposta apresentar a cultura do samba rock e ampliar o entendimento dessa cultura genuinamente paulistana. Na programação, aula aberta de Samba Rock, discotecagem, apresentação de dança, exposição fotográfica, brinquedoteca, intervenção artística, oficinas e shows.
A proposta de pluralidade vai de encontro a falta de opções para o samba rock ser compreendido e absorvido por mais pessoas. Diversificar as disciplinas culturais dentro de uma mesma temática enriquece o assunto em questão, pois quando a oferta é alta a procura geralmente passa a seguir a mesma linha de crescimento. Esse efeito gera uma quebra de paradigmas ligados aos elementos básicos do ritmo sem perder sua essência já que a dança e a música vão continuar existindo dentro da cultura samba rock. Propor o plural tem o objetivo principal de somar e não de substituir os elementos que originalmente já fazem parte dessa linguagem”, explica Nego Júnior coordenador e um dos idealizadores do evento.
Programação
 Abertura com Paula da Paz e a agenda da Mostra Cultural de Samba Rock

 
Aula de samba rock com o professor Sugus
O professor Sugus comanda a mais de um ano aulas de Samba Rock em Santo Amaro, Z. Sul de São Paulo. Já participou de campeonato, fez parte da equipe de dança “Alto Giro”, e integra o “Clube do Samba Rock”, onde promove eventos e shows em diversos pontos de São Paulo.
DJ André Leal
Diretamente do extremo sul de São Paulo o DJ leva set list especial de samba rock do gueto. Leal tem 23 anos de discotecagem e tem como característica a valorização do vinil.
 Apresentação de dança da equipe Studio Samba Rock
O público acompanha os principais movimentos do samba rock através dos bailarinos do Studio Samba Rock. Muito ritmo e swing mostra o que há de melhor em termos de movimento.
Exposição de fotos “Elos do Samba Rock”
A história e o estilo do samba rock contada através de cliques e movimentos.
 Brinquedoteca com oficina de desenhos do projeto Fábrica Cartoon A brinquedoteca é uma forma de o público participante manter as crianças “ocupadas” durante o evento. Brincadeiras, montagem de brinquedos e pintura fazem parte de um repertório que estimula a imaginação e trabalha a criatividade dos pequenos.
 Intervenção artística com Vanessa Soares
 A bailarina e coreógrafa Vanessa Soares, figura conhecida na área de dança contemporânea, faz um intervenção durante o evento.
Oficina de giro no samba rock com Vanessa Oliveira
 Aula dança onde os interessados em aprimorar um dos principais movimento dos Samba Rock.

Oficina de turbantes com a grife Boutique de Krioula
Ministrada pela Boutique de Krioula, na figura de Michelle Fernandes, o público aprenderá como a manusear o turbante, um dos acessórios de moda mais consagrados na cultura negra.
Show da banda Maverick Soul
A banda Maverick Soul traz influências musicais como samba de raiz, samba de roda, congada, maracatu e o rock. Estas tendências fizeram com que o projeto musical do grupo se identificasse com o samba‑rock. No repertório canções de artistas renomados, como Jorge Benjor, Tim Maia, Bebeto, Branca di Neve, Jair de Oliveira e artistas da MPB, usando novos arranjos.
SAMBA ROCK PLURAL
Das 15h30 às 21h – ENTRADA FRANCA
Classificação Etária: Livre
Casa das Caldeiras
Av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda
(Ao lado do Metrô Barra Funda)
São Paulo – SP

Comentários