PÓS EVENTO: 2o. Fórum SP Diverso reuniu grandes empresários e empreendedores para discutir sobre inclusão econômica da população negra


Fonte: Cláudia Alexandre / Camila Gonçalvez - Central de Comunicação 

O evento realizado pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo (SMPIR) com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID  reuniu autoridades públicas, instituições e representantes do setor privado para discutir iniciativas e articulação de projetos conjuntos para a inclusão da população negra no mercado de trabalho formal.



A abertura do 2º. Fórum São Paulo Diverso contou com as presenças do Prefeito da Cidade de  São Paulo, Fernando Haddad, do Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Barros;  da Assessora Principal na Divisão de Gênero e Diversidade do BID, Judith Morrison e do Presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão. “É uma ação que está sendo referência na América Latina e no mundo,  porque é a uma parceria público-privada pela inclusão e combate às desigualdades. Hoje, vamos trocar informações e ver como podemos avançar ainda mais”, disse o anfitrião e Secretario Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Maurício Pestana. O evento ocorreu dia 5 de novembro, no Auditório Elis Regina (Anhembi).



Ao saudar o público que lotou o auditório, o prefeito Haddad ressaltou que iniciativas como a Lei de Cotas (15.939/13), que destina 20% das vagas em concursos para a população negra, qualificam o serviço público. “Uma cidade que tem quase 50% de sua população afrodescendente, tinha que fazer um gesto como este. Temos uma grande oportunidade de fazer a diferença”

Ronaldo Barros reforçou  a importância do evento. “Somos 108 milhões de afrodescendentes nesse país que formam um verdadeiro ouro negro, mas que precisam ser ativados para potencializar o crescimento do país. Iniciativas como essa são fundamentais para que o Brasil supere a desigualdade social e econômica”. Já Jorge Abrahão complementou em seu discurso: “Nós ainda somos campeões de desigualdades em comparação com a riqueza que nós temos. Esse é o grande desafio que temos com a sociedade e um dos caminhos é a diversidade”.


O 2º. Fórum São Paulo Diverso foi composto por seis painéis que abordaram questões referentes ao desenvolvimento econômico inclusivo, com foco em soluções para melhorar o acesso da população afrodescendente às oportunidades já existentes no mercado de trabalho e dos negócios; e no incentivo à criação de políticas inclusivas no ambiente corporativo. Temas como legislação, educação, tecnologia e empreendedorismo estiveram em pauta.








Painéis

O primeiro painel, que tratou sobre os avanços e perspectivas das grandes empresas e políticas de ações afirmativas, contou com a mediação da radialista Patrícia Liberato (Rádio Transcontinental). Participaram do debate: o Presidente da Bayer no Brasil, Theo Van Der Loo; o Vice-presidente da Microsoft Brasil, Rodney Willians e a Diretora de Cidadania Corporativa da IBM, Alcely Barroso. Os executivos ressaltaram o pioneirismo das empresas americanas em trabalhar a diversidade,  por meio de ações e políticas afirmativas e a importância de se criar o mesmo caminho nas companhias que estão no Brasil. “É preciso ter uma maior pró-atividade das empresas. Muitos estão sensibilizados com a questão da inclusão, mas não sabem como fazer esse trabalho. Além de ser bom para o negócio, bom para o consumidor e justo perante a sociedade”, comentou o Presidente da Bayer.

O segundo painel abordou o tema da educação como fator de inclusão social e teve como convidados a Vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento; o Secretário Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Ronaldo Barros; o Vice-presidente do Grupo Kroton, Roberto Valério; e José Vicente, Reitor da Unipalmares. A Vice-prefeita destacou a importância das cotas para a inclusão e comentou sobre a dificuldade em se tornar auditora de uma grande empresa devido ao racismo. “Apesar de toda qualificação, eu nunca fui selecionada. Precisei montar uma empresa de auditoria para cidade de Salvador poder ter um quadro de auditores negros e, ainda sim, passamos por muita dificuldade”.

Já no terceiro painel, os convidados Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour, Judith Morrison do BID e o Presidente do Instituto Ethos falaram sobre a desigualdade racial e o processo de recrutamento das empresas. O debate contou com a mediação da jornalista Adriana Couto (TV Cultura).

O quarto painel, mediado pela jornalista Claudia Alexandre (TVR Sorocaba), destacou o empreendedorismo e foi debatido pelos convidados: Ricardo Vellutini, Presidente da DuPont; Denise Hills, Superintendente de Sustentabilidade do Banco Itaú, e Joseph Couri, Presidente do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI).

O quinto painel, também mediado por Claudia Alexandre, tratou sobre Legislação e teve Hédio Silva Júnior, Diretor executivo do CEERT - Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, o Deputado Federal, Orlando Silva e o Secretário Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.
 




Por fim, o sexto painel, mediado pela jornalista Joyce Ribeiro (SBT), abordou o tema “Beneficiários de Ações Afirmativas” e contou com as presenças da Empreendedora e parceira do Integrare, Edna Santos; do Analista de Business Inteligence do Citibank, Ednilson Nascimento; da professora e beneficiária do sistema de cotas do poder municipal, Kátia Cilene e da estudante e representante da Educafro, Débora Carvalho.

O evento foi transmitido em tempo real pelo Portal Áfricas. Para ver os vídeos, acesse: http://www.portalafricas.com.br/v1/.  De acordo com levantamento do canal, os maiores acessos durante a transmissão foram dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Salvador e Distrito Federal. Os acessos de estrangeiros vieram de Angola, Estados Unidos, Índia e Portugal.


Prêmio Hackathon da Igualdade Racial

Este ano, antes de encerrar o evento, foi realizada a entrega do Prêmio Hackathon da Igualdade Racial, promovido pela Microsfot e Faculdade Anhanguera (Vila Mariana), aos três primeiros  vencedores da maratona de 30 horas. Oitenta alunos da instituição foram desafiados a criar um projeto ou aplicativo,  que contribuísse para o aumento da empregabilidade de jovens negros da Capital e os aproximasse de oportunidades de treinamentos, cursos e palestras.

A entrega dos prêmios foi realizada pelo Secretário Maurício Pestana, peloCoordenador dos cursos da área de Tecnologia da Faculdade Anhanguera (Vila Mariana), Edson Quedas Moreno e a representante da Microsoft, Elis Queiroz. As equipes vencedoras receberam placas, certificados e medalhas. Além disso, todos foram convidados para passar um dia na Microsoft, onde poderão conhecer a empresa e retirar mais prêmios.


​Camila Gonçalvez
 
Central de Comunicação
Fone: 3564-9848
​​




Comentários