Instituto Ethos e CEERT lançam Coalizão Empresarial para fomentar a inclusão e diversidade nas empresas

Evento – 8h às 12h30 – reunirá empresas que praticam políticas de inclusão racial e de gênero
Fontes - Maria Aparecida da Silva Bento, diretora executiva do CEERT; e Caio Magri, presidente do Instituto Ethos.
Palestrantes - Judith Morrison, Assessora Principal da Divisão de Gênero e Diversidade do BID; Ana Costa, Vice-Presidente Jurídica e de Relações Governamentais e líder da Rede pela Diversidade da AVON. Por skype - Stephanie Oueda Cruz, Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa (uma das executivas afrodescendentes da Coca Cola)

O que é a Coalizão? - A Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, iniciativa do Instituto Ethos, do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e do Institute for HumanRights and Business (IHRB), com apoio do Movimento Mulher 360, do Instituto Carrefour, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do programa Fundo Newton, oferecido pelo governo do Reino Unido e pelo Conselho Britânico.

Dados importantes – semana passada, o IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e PNUD - Programa das Nações Unidas para Livro Diversidade nas Empresas.jpgo Desenvolvimento no Brasil anunciaram Relatório de Desenvolvimento Humano para Além das Médias: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal por cor, sexo e situação de domicílio (2000 a 2010) e concluíram que melhorou um pouco o IDHM para negros e as mulheres, mas ambos continuam ganhando menos que os homens brancos. As mulheres ganham 28% menos que os homens. A diferença entre o IDHM de negros e brancos reduziu-se significativamente no período, mesmo assim o índice dos negros está uma década atrasada: o IDHM da população branca era 27,1% superior ao IDHM da população negra, ao passo que, em 2010, o IDHM dos brancos passou a ser 14,42% superior ao IDHM dos negros. 

Lançamento do livro “Diversidade nas Empresas & Equidade Racial” – com muitas tabelas de dados. A autora Cida Bento (CEERT) estará no evento e poderá oferecer várias estatísticas para uma matéria completa.



Segue a programação. Se quiser participar ou cobrir o evento, me mande um whatsapp (11 99973-1474) ou responda esse email para credenciamento de imprensa.

8:00 – 8:30: Café da manhã de Boas-Vindas

8:30 - 9:00: Abertura

Caio Magri, Instituto Ethos
Vídeo John Morrison, IHRB
Diana Daste, Fundo Newton
Margareth Goldenberg, Movimento Mulheres 360
Cida Bento, CEERT

9:00 - 10:30: Lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero

Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Carrefour
Pedro Massa, Diretor de Valor Compartilhado da Coca-Cola Brasil
Ana Costa, Vice-Presidente Jurídica e de Relações Governamentais e líder da Rede pela Diversidade da AVON
Guilherme Cavalieri, Diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian
Judith Morrison, Assessora Principal da Divisão de Gênero e Diversidade do BID

10:30 - 11:00: Diálogo sobre Equidade Racial e de Gênero com a Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa

Stephanie Oueda Cruz, Diretora Associada de Diversidade e Inclusão da Coca-Cola na Europa

11:00 - 12:30: Mesa de Boas Práticas de Equidade Racial e de Gênero

O objetivo desta mesa é o compartilhamento de boas práticas, em curso, e que efetivamente impactam na promoção e no avanço da equidade racial e de gênero nas empresas e organizações. Moderadores: Cida Bento e Caio Magri
Empresas e instituições: IHRB, Caixa (com enfoque na coleta do dado raça/cor, campanhas
de sensibilização e monitoramento do dado), Itaú, Avon (com enfoque no uso de imagem e desenvolvimento de produtos específicos), Sesc (com enfoque em atividades artísticas e culturais), Carrefour , Coca-Cola (com enfoque nos aprendizes ), Atkins, EY e Clifford Chance (práticas britânicas que aumentou diversidade de gênero na equipe de executivos sênior, que correspondeu ao melhor desempenho do nosso conjunto de dados: para cada 10% de aumento na diversidade de gênero, o EBIT aumentou em 3,5%.)

Serviço:
Lançamento da Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de GêneroData: 16 de maio | Horário: 8h às 12h30
Local: Conselho Britânico: Rua Ferreira de Araújo, 741 – Térreo – Pinheiros – São Paulo

Vera Moreira/ Assessoria de Imprensa/ Tel (11) 3253-0729 e (11) 99973-1474
veramoreira@veramoreira.com.br

Comentários