Cia. Sansacroma apresenta mostra de processos do 1º Fórum de Criação Convivial: A Dança da Indignação

Fonte: Marcelo Pria 



​​Cia. Sansacroma apresenta mostra de processos do 1º Fórum de Criação Convivial: A Dança da Indignação
Durante a mostra, que acontece nos dias 28 e 29 de junho, na Casa Popular de Cultura do M'Boi Mirim, e nos dias Dia 30 de Junho e 1º de julho, no Espaço Cultural A Próxima Companhia, 14 artistas independentes irão compartilhar seus processos na metodologia de criação intitulada “Dança da Indignação”  

De 29 de junho a 1º de julho, a Cia. Sansacroma vai realizar uma mostra de processos criativos com 14 artistas independentes que participaram, ao longo do primeiro semestre deste ano, do 1º Fórum de Criação Convivial, no qual a cia paulistana de dança apresentou e desenvolveu sua metodologia própria intitulada de “Dança da Indignação”.

As apresentações ocorrem nos dias 28 e 29 de junho, na Casa Popular de Cultura M’Boi Mirim, na zona sul paulistana; e nos dias 30 de junho e 1º de julho no Espaço Cultural A Próxima Companhia, na zona oeste da capital.

Durante o primeiro semestre de 2017, a Cia. Sansacroma abriu seu espaço, corpo e poros para receber 14 artistas de várias regiões e periferias da grande selva de pedra paulistana com o intuito de compartilhar seus processos e metodologia de criação intitulada “Dança da Indignação”.

A proposta da Cia. foi de encontrar estratégias de aproximar esses artistas; entre eles jovens, acadêmicos, docentes, bailarinos e atores, mulheres, homens, negros, brancas, bichas, lésbicas e héteros, à metodologia que permeia as criações artístico-políticas e sociais enquanto (re)existência no cenário da dança negra paulistana.

Neste momento, compartilhar estas criações com o público se faz necessário na medida em que os artistas se tornam protagonistas de seus processos e precisam compreender na troca e na relação com o outro os impactos, as transformações, fragilidades e potências do que foi construído.

“O corpo está calejado, mas a alma não fica não”, comenta a diretora da Sansacroma, Gal Martins. “O que desejamos aqui é a subversão dos modos de existência, se anteriormente desejávamos o afago para gerar um espaço seguro entre as parcerias, dessa vez o desejo é de gerar energia vital para combatermos os medos, as ameaças, as invisibilidades e os silenciamentos com danças urgentes, furiosas e indignadas”, explica.

Sobre a Cia. Sansacroma – Criada em 2002 pela atriz e artista da dança Gal Martins, a Cia. Sansacroma tem se dedicado a desenvolver trabalhos baseados no hibridismo característico às criações coreográficas na contemporaneidade. O ponto de partida das criações são as poéticas do corpo negro e como ele está inserido na sociedade.  Focaliza temas pertinentes à sociedade atual, no modo em que chegam e afetam a todos diretamente, seja no cotidiano das ruas, nas relações sociais e interpessoais, na mídia ou na própria arte. A Dança da Indignação, conceito criado pela artista, norteia a pesquisa de linguagem estética da companhia, que pretende reverberar no ato dançante as indignações coletivas, numa abordagem política-poética que aponta para as intersecções entre arte e vida. Tendo feito uma escolha singular ao atuar diretamente na periferia sul de São Paulo, este território influencia diretamente o seu processo artístico.













SERVIÇO:

Mostra de processos do 1º Fórum de Criação Convivial
A Dança da Indignação
Realização: Cia. Sansacroma
Direção e curadoria: Gal Martins
Assistente de Direção: Djalma Moura

Onde:
Casa Popular de Cultura do M'Boi Mirim, à Avenida Inácio Dias da Silva, s/n, Piraporinha, São Paulo - SP.
Quando:
Quarta-feira, dia 28 de Junho, às 20h
Processos de: Conrado Carmven, Aysha Nascimento, Bruno Coelho, Wellington All, Inessa Silva, Piu Dominó e Paula Salles
Quinta-feira, dia 29 de Junho às 20h.
Processos de: Luiza Meira, Kako Arancibia, Malu Avelar, Urubatan Miranda, Jo Pereira e Deise de Brito
Capacidade: 120 lugares
Entrada: Pague quanto puder
Telefone: (11) 5514-3408.


Onde:
Espaço Cultural A Próxima Companhia, à Rua Barão de Campinas, 529, Campos Elíseos (próximo à estação de metrô Santa Cecília).
Quando:
Sexta-feira, dia 30 de Junho às 20h
Processos de: Conrado Carmven, Aysha Nascimento, Bruno Coelho, Wellington All, Inessa Silva, Piu Dominó e Paula Salles
Sábado, dia 01 de Julho, às 20h
Processos de: Luiza Meira, Kako Arancibia, Malu Avelar, Urubatan Miranda, Jô Pereira e Deise de Brito
Capacidade: 90 lugares
Entrada: Pague quanto puder
Telefone: (11) 3331-0653.





Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos
Essa ação compõem o projeto “A Dança da Indignação – 15 anos da Cia Sansacroma” aprovado pela 20ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo

Mais informações:




Informações para a Imprensa – Cia. Sansacroma:
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
11 98739-6179

Comentários