Os Crespos vão às ruas de SP com "De brasa e Pólvora"




Fonte: Lau Francisco

Espetáculo será apresentado nas ruas de São Paulo de 1 a 4 de Agosto


Dando continuidade ao projeto De Brasa e Pólvora - Zonas Incendiárias, Panfletos poéticos, a Cia. Os Crespos volta para apresentar mais um processo da investigação sobre a construção da identidade do negro contemporâneo em sua relação com as formas de liberdade. “De brasa e Pólvora” será apresentado em quatro diferentes lugares nas ruas da cidade entre os dias 1 e 4 de agosto de 2016: Dia 1 de agosto, às 17h na frente da Igreja Nossa Senhora da Paz (Rua do Glicério, 225) - Dia 2 de agosto, às 17h30, no Terminal Campo Limpo (Estrada do Campo Limpo, 3401) - Dia 3 de agosto, às 17h30, na saída do Metrô Largo 13 (Av. Padre José Maria, 526 - Santo Amaro) e Dia 4 de agosto, às 17h, no Instituto Arte em Construção - Pombas Urbanas (Av. dos Metalúrgicos 2100, Cidade Tiradentes). Os espetáculos são GRATUITOS.




Espetáculo investiga levantes negros no Brasil
“De Brasa e Pólvora” faz parte de uma pesquisa dos Crespos que investiga as evoluções e revoluções políticas latino-americanas a partir dos levantes negros no Brasil e no Caribe (pouco citados nos livros de história, inclusive...), tendo em vista a construção imaginária de uma revolução poética a favor da abolição do racismo. O espetáculo conta com uma proposta estética específica e busca intervir no cotidiano da cidade, dialogando com diferentes espaços públicos, na tentativa de dar conta dos levantes e movimentos negros rebeldes desde o período escravista até a nossa atual república e dos movimentos de contrarrevolução das elites.
No início desse processo de pesquisa a Cia apresentou o espetáculo “Ninhos e Revides – Mirando o Haiti” que juntamente com “De Brasa e Pólvora” integram um processo que resultará na montagem de um outro espetáculo teatral, que será livremente inspirado no texto “Lembrança de uma Revolução: A Missão” de Heiner Müller, dando continuidade à pesquisa da Cia sobre essa obra.
Em cena seis personagens, que tiveram o mesmo sonho, se encontram numa praia, onde são convidados a fazer uma viagem no tempo, através da Calunga. Durante a viagem eles tentam desvendar a missão para a qual foram convocados no sonho. Através de pistas, de um passado sempre presente, eles chegam em seu destino, onde se deparam com a guerra das paisagens.
“Compreendemos as diversas lutas negras como tochas acesas para o estopim das transformações sociais antirracistas. Nossa tarefa, nesse trabalho, é construir, no campo do imaginário, um terreno fértil para uma revolução que garanta nossa plena liberdade. Não se trata de continuar discutindo o óbvio, pois é evidente que se tiram nossas vidas aos milhares, ainda hoje, é porque não somos livres nessa sociedade, não temos direitos iguais e não podemos nos calar. Tudo isso está dado, fazemos o que com essa certeza? É o que estamos nos indagando durante todo o processo e a pergunta que tentamos nos responder.”
Ficha Técnica
Atores – Dani Nega, Dani Rocha, Joyce Barbosa, Lucelia Sergio, Sidney Santiago Kuanza, William Simplício Direção – Os Crespos Músicos – Giovani Di Ganzá Assistente de Direção – Lena Roque Direção de arte – Mayara Mascarenhas Adereços – Cleydson Catarina Roteiro da Intervenção – Os Crespos Dramaturgia – Allan da Rosa Direção de vídeo – Edu Luz e Cibele Appes Iluminador – Edu Luz Orientação Teórica – Allan da Rosa e Marc Pierre Técnico Luz, Som e Vídeo – Edu Luz Cenotécnico – Wanderley Wagner da Silva Designer Gráfico – Rodrigo Kenan Fotografia – Roniel Felipe Produção – Adriano José Produção Executiva Ivy Souza Secretário – Ramon Zago Assessoria de Imprensa: 7 Fronteiras Comunicação

Serviço
“De Brasa e Pólvora” - DATAS E LOCAIS
·         Dia 1 de agosto, às 17h na frente da Igreja Nossa Senhora da Paz (Rua do Glicério, 225) -
·         Dia 2 de agosto, às 17h30, no Terminal Campo Limpo (Estrada do Campo Limpo, 3401) -
·         Dia 3 de agosto, às 17h30, na saída do Metrô Largo 13 (Av. Padre José Maria, 526 - Santo Amaro)
·         Dia 4 de agosto, às 17h, no Instituto Arte em Construção - Pombas Urbanas (Av. dos Metalúrgicos 2100, Cidade Tiradentes).
ENTRADA FRANCA


Comentários