Empresas, Empresários, Empreendedores e Artistas são homenageados no II Prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico-racial 2016



                                                        Luiz de Jesus – Empregueafro e idealizadores
Fonte: Carlos Romero

Microsoft, Coca-Cola e Magazine Luiza, entre outros, estiveram entre as categorias premiadas, homenagens especiais e menções honrosas



Ângela Peres – atriz e mestre de cerimônia do prêmio, Luiz de Jesus – Empregueafro e idealizadores, MC Soffia, Patrícia Santos de Jesus- gestora de Recursos Humanos da Empregueafro e idealizadora do prêmio e Wagner Prado


Em uma noite de celebração e reconhecimento foi realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo, na última sexta-feira (02), a entrega do II Prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico-racial 2016 promovido pela empresa Empregueafro, de consultoria em Recursos Humanos e Diversidade étnico-racial.
O evento teve como mestres de cerimônia a atriz Ângela Peres, doutoranda em Antropologia pela UFRJ e o jornalista Wagner Prado, diplomado e pós graduado em marketing esportivo. Após a execução do hino nacional houve um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do voo em que estava o time Chapecoense.  
Luiz de Jesus, um dos idealizadores do evento, fez a abertura oficial do Prêmio. “Este ato é um reconhecimento público da contribuição de pessoas e organizações que trabalham com a temática da diversidade étnico-racial decorrente de engajamento pessoal como protagonistas na promoção da diversidade trazendo forte influência à sociedade e a comunidade através de exemplos. Muito obrigado a todos os convidados, indicados e empresas que estão aqui neste momento contribuindo para a disseminação da cultura de diversidade e inclusão no nosso país”.

 Luiz de Jesus – Empregueafro e idealizadores, Luiza Helena Trajano – proprietária das casas Magazine Luiza e Patrícia Santos de Jesus- gestora de Recursos Humanos da Empregueafro e idealizadora do prêmio.



Luiza Helena Trajano empresária, proprietária e presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, foi a grande homenageada com o prêmio Empregueafro Fazendo Acontecer 2016, por se destacar nas ações afirmativas. Trajano está mostrando o quanto a iniciativa privada pode colaborar para um futuro mais igualitário e justo.
Luiza tem se dedicado ao empoderamento das mulheres com a condução do grupo Mulheres do Brasil e, atualmente, com o apoio incondicional ao Comitê da Igualdade Racial do grupo Mulheres do Brasil tem influenciado diretamente pessoas e empresas em promover e valorizar a diversidade étnico-racial com a contratação de mais negros nas empresas. O Magazine Luiza tem 786 lojas e se posiciona como uma das líderes do varejo no Brasil, desde a sua fundação há 59 anos.

   Luiza Helena Trajano – proprietária das casas Magazine Luiza

Na categoria “Apoiador de destaque com foco na conscientização étnico-racial 2016” foi premiado Theo van der Loo, da Bayer do Brasil, representado por Jean Nys. O CEO é reconhecido nacionalmente como um dos empresários mais ativos e importantes na implantação e políticas de diversidade e inclusão nas empresas e vem desempenhando um papel único no processo de inclusão de negro no quadro de funcionários em sua organização, além de participações efetivas em fóruns para disseminação da importância das atividades étnico-racial.  
AfroGooglers, Black at Microsoft e GARU (Carrefour) concorreram na categoria Grupos de Funcionários para a Diversidade Corporativa 2016. A AfroGooglers foi a vencedora e representado por Christiane Silva Pinto. Há 2 anos como líder do AfroGooglers, comitê de conscientização e celebração da causa racial do Google Brasil, Christiane vem desempenhando um papel chave na formação de um ambiente de trabalho mais diverso e inclusivo. 


  Rodney Williams - Vice-presidente Microsoft do Brasil

Black at Microsoft, representado por Jane Graziele e GARU (Carrefour), representado por Jorge Simonetti, receberam a menção honrosa.
Concorreram ao prêmio Empresa de Destaque Pró Igualdade Racial 2016: Coca Cola, Microsoft e White Martins. Avencedora foi Microsoft do Brasil, representada pelo vice-presidente Rodney Williams. A Microsoft vem desenvolvendo políticas fortes e globais para atração e retenção dos talentos de profissionais negros, oferecendo ferramentas de apoio e suporte a comunidade negra.  A Coca - Cola representada por Alessandra Nogueira e White Martins representada por Carolina Werneck receberam a menção honrosa.
Complementando o reconhecimento da categoria anterior, a Melhor Iniciativa Corporativa para Promoção da Igualdade Racial, foi dada ao Serasa representado por Andrea Regina. A Ecorodovias representada por Gisele Muller; a Monsantorepresentada por Aline Cintra e a PWC representada por Ane Malvestio receberam a menção honrosa pelo trabalho desenvolvido durante 2106. 

  Paulo Pianez e Mafoana Odara - Instituto Avon

O terceiro setor não foi esquecido pelos organizadores que criaram a categoria Atividade do Terceiro Setor de Destaque 2016, e teve concorrentes como Instituto Avon, Instituto Carrefour e InfoPreta.
O ganhador foi o Instituto Avon representado por Mafoana Odara, que atua pelo Instituto Avon, como uma organização ligada a uma empresa privada que investe em ações pelo enfrentamento à violência contra a mulher e se tornou uma profissional de destaque, com um olhar apurado em relação ao combate da violência contra a mulher negra e em condição de vulnerabilidade. 
Os finalistas Instituto Carrefour representado por Paulo Pianez e InfoPreta representada por Buh D’ Angelo receberam menção honrosa.
A Empresa do ano em ações de Pro Igualdade racial 2016 foi a Avon pelas campanhas de marketing:  O que te defineBeleza que faz sentidoDona da sua Beleza, que vem desempenhando um papel social de conscientização da autoestima dos negros no Brasil, independentemente de seu gênero, raça ou orientação sexual e, além disso, adotou programas para inclusão dos negros em seu quadro de profissionais, desenvolvendo ações afirmativas e inclusivas em seu processo seletivo.  A empresa foi representada pela Vice-presidente de marketing Marise Barroso, a gerente de RH Tatiana Sereno e Rafaella Gobara, gerente de social media


                     Rachel Maia atualmente a única mulher negra no Brasil, CEO de uma empresa, a Pandora
.
Rachel Maia atualmente a única mulher negra no Brasil, CEO de uma empresa, a Pandora, formada em Ciências Contábeis, pós-graduada na USP e com cursos em Vancouver, Canadá e Harvard nos Estados Unidos, foi a vencedora na categoria Profissional Negra de destaque 2016. Maia hoje é referência para as mulheres negras atuantes no mercado de trabalho, como uma das mulheres mais importantes do país.
Também concorreram Luanna Teófilo, Marta Celestino, Mayra Castro, que receberam menção honrosa pelo seus trabalhos.
O vereador Nabil Georges Bonduki, recebeu foi homenageado com o Prêmio Empregueafro 2016, “Pessoa” por suas ações de diversidade e inclusão em empresas e comunidades.
Nadil Bonduki é urbanista, professor universitário, pesquisador e consultor em políticas públicas urbanas. Exerce, no momento, mandato de vereador na Câmara Municipal de São Paulo.
Na categoria Melhor atividade pública de conscientização racial 2016, a ganhadora foi Luana Génot, que dedica o seu tempo ao combate do preconceito racial e é a idealizadora e diretora do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) e da campanha “Sim à Igualdade Racial”. 



                                                         Maria Edna do Quilombo Abelha

Também receberam menções honrosas: Estaremos lá - Samantha, Stella, Carol e Beatrice, Negras Empoderadas - Eliane Dias, Rede de Profissionais Negros – Lisiane Lemos, Vinicius Rosa e Wagner Cerqueira.
Como Empreendedor de Destaque para a Igualdade Racial 2016 venceu Maria Edna do Quilombo Abelha, líder da Comunidade Quilombola Abelha do município de Carnaíba, interior de Pernambuco. Ela Implementou o projeto “Semiá” com apoio da Tearfund e Instituto Federal de Pernambuco, junto ao Grupo de Mulheres de Abelha, desenvolvendo um sistema de Economia Solidária com a criação da “Padaria Comunitária das Mulheres Quilombolas de Brejo de Dentro e Abelha”, fabricando pães e derivados da macaxeira, para atender as comunidades vizinhas, a feira agroecológica de Carnaíba e programas governamentais. 
A menção honrosa foi para Mari Medeiros do CEU Caminho do Mar; Zica Assis da Beleza Natural; Maria Edna e Sérgio All da iBeats Comunicação.
Anderson John, ficou com o prêmio Profissional Negro de destaque 2016. John desenvolvendo um excelente trabalho como difusor da história e da cultura negra, em prol de uma formação para a cidadania responsável e para construção de uma sociedade justa, de igualdade de direitos e democrática. Antônio Carlos dos Santos, Claudionor Alves e Maurício Rodrigues receberam a menção honrosa.

                                                                       MC Soffia e PH Côrtez




                                                     Kenia Maria – atriz e esposa do ator Erico Braz


A última categoria da noite foi Personalidade EmpregueAfro 2016, onde concorreram Adriana Barbosa (Feira Preta e Black Codes), Ana Miranda (Malhação), Erico Braz e Kenia Maria (Tá bom pra você?), Joyce Ribeiro (Livro Chica da Silva – Romance de uma vida), Lázaro Ramos e Taís Araújo (O Topo da montanha) e Maria Julia Coutinho (TV Globo). Erico Braz e Kenia Maria ganharam o prêmio pela criação da Webserie pelo trabalho desenvolvido com pioneirismo, inovação e bom humor, onde discutem a presença do negro na publicidade e contribuem para a discussão da representatividade da grande parte da população brasileira.
A Empregueafro de olho na nova geração que a cada dia vem se expressando de várias formas, seja na música ou pelas redes sociais contribuindo de forma direta ou indireta com uma inclusão mais justa. Mc Soffia venceu por cantar o empoderamento de meninas negras e PH Côrtes, por seu canal no You Tube onde fala das “Heróis Negros”. Os dois jovens foram agraciados com o prêmio Projetando o Futuro Empregueafro 2016
O II Prêmio Empregueafro de Valorização da Diversidade Étnico-racial 2016 encerrou a noite homenageando o centenário do Samba e o Dia do Samba com a cantora Andreia Oliveira, acompanhada pelo grupo Yadah Shabach,durante coquetel oferecido aos presentes.


Os premiados 


                                                                  O público presente 


Comentários